
Crear un ciclo con una presentación mensual, durante un año, que ofrezca la posibilidad de seguir de forma continua, artistas nacionales e internacionales, tanto jóvenes como conocidos.
El proyecto contempla no solo la programación y difusión de esta práctica artística como también la documentación de las acciones y entrevistas a los participantes.
"PERFORMANCE ART ENCONTROS À VOLTA DA PERFORMANCE INÍCIO DIA 18 DE NOVEMBRO 09, 22H (todas as 3as quartas-feiras do mês)
«Hoje, a Arte da performance refl ecte a velocidade inerente à indústria das comunicações, mas é também um antídoto indispensável para o efeito de alienação provocada pela tecnologia. É a própria presença do artista performativo em tempo real, «a suspensão do tempo» pelos performers ao vivo, que confere a este meio de expressão uma posição central. De facto, essa «vivacidade» explica também o interesse do público que acompanha a arte contemporânea nos novos museus, onde o envolvimento com artistas em carne e osso é tão desejável quanto a contemplação das obras de Arte.»
«A Arte da Performance do Futurismo ao Presente» por Roselee Goldberg. edições Orfeu Negro , pag. 281
A Fábrica de Braço de Prata iniciará a partir de Novembro, todas as 3as Quartas-feiras do mês, um programa regular focado na performance enquanto enquadramento e questionamento artístico, visando incentivar a prática e fruição desta expressão em tempo real.
O Homem vive e convive com a sua consciência através do corpo, através do encontro com o corpo; o corpo é uma espécie de primeira ferramenta comum.
A performance serve-se também de diferentes estratégias para dar forma e ir ao encontro do outro, o outro se pensado como o espectador, é entendido nas práticas de performance muitas vezes como parte activa da totalidade do acontecimento apresentado.
Na performance várias disciplinas podem cruzar-se; é a experiência vivida, o processo ao vivo, que parece adquirir grande importância; o corpo é o elo para um lugar de questionamento, onde a fi siologia é o derradeiro limite.
Lugar de encontro, a Fábrica de Braço de Prata dará a possibilidade de dar visibilidade à prática da performance e à sua fruição por parte de um público variado.
O programa terá essencialmente 3 linhas orientadoras:
-Vocacionadas para praticantes experimentados nacionais e internacionais que procuram um espaço fora do establishment.
-Dar possibilidade a iniciantes de ter um público e interlocutores que o possam ajudar.
-Fomentar a prática da performance, a documentação e a construção teórica de maneira a tornar acessível este tipo de expressão".
FÁBRICA BRAÇO DE PRATA | EXPOSI ÇÕES | Rua da Fábrica do Material de Guerrra, nº1, 1950-128 LI SBOA PORTUGAL
exposicoes.bracodeprata@ Fábrica do Braço de Prata
información:
Nuno Oliveira / Margarida Chambel
dirección:
Rua da Palma 219, 5º ESQ
Lisboa
1100-995
Portugal
e-mail: cpnintape@yahoo.com
Vía: PERFORMANCELOGÍA
No hay comentarios:
Publicar un comentario